sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

#33 Lendo: Em Chamas

Sinopse: "Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente."

Autora: Suzanne Collins

Para a meta do Calendário Literário de fevereiro, eu escolhi Em Chamas, porque além de ser continuação de Jogos Vorazes, eu esperava gostar muito mais do segundo livro do que gostei do primeiro. E foi exatamente o que aconteceu.

A versão do LeLivros de Em Chamas é incrivelemente melhor que a de Jogos Vorazes, mas nem foi por isso que gostei mais do segundo livro – ainda têm erros de tradução, alguns erros de português e um bug bizarro em alguns “á”, mas dessa vez é um número infinitamente menor e não atrapalha tanto. Claro, uma versão melhor traduzida anima mais a ler, mas eu achei a continuação melhor mesmo, a história parece ter um ritmo mais acelerado e não tem cenas que parecem pura enrolação – as passagens que seriam mais paradas têm alguma coisa para quebrar essa calma e possível monotonia.

Se quando eu li o primeiro, já conhecia a história por causa do filme, o segundo eu li conhecendo parte da história, sem saber quão grande era essa parte. Not a problem, eu pedi pra saber justamente porque a curiosidade não permitia esperar e eu não tinha certeza se queria ler. xD Não sei bem quais eram as minhas expectativas pro livro, mas sabia que eram relativamente altas porque a história parecia muito, muito mais interessante, sem aquele jeito de introdução – confesso, a idéia do tour da vitória me deixou com um pé atrás pela monotonia do começo do primeiro, mas adorei que não essa, mas outras partes que teriam previsão de páginas e mais páginas de nada foram resumidas em passagens de tempo. E minhas expectativas não foram frustradas... Até o final.

Eu adorei o livro, adorei a continuação da história, adorei que não achei a Katniss tão porre quanto no primeiro, adorei que as descrições ainda continuam incrivelmente boas para uma narração em primeira pessoa, mas detestei o final. Não gostei at all, a reviravolta na história não me convenceu, não consegui gostar. Se eu não compraria a série pelo primeiro livro, eu tinha certeza que compraria a série pelo segundo até chegar nas 20~15 últimas páginas. E, justamente pelo final, somado ao nível de angústia do livro todo, praticamente, não me animam pra ler o último - se tiver outra dessas reviravoltas, a vontade será atirar o livro pela janela.

Actually, eu realmente acho que precisarei de algum preparo psicológico, ou terminarei o último totalmente deprimida por causa da história, não porque é o fim de uma série que eu gosto. Provavelmente isso me deixou mais frustrada do que eu ficaria se tivesse detestado o livro inteiro – eu estava gostando muito, até que a autora bagunçou tudo e não me convenceu. Sad, but true. E dá curiosidade de ver o filme, mas eu suponho que eu vá ter o mesmo problema com o final, er.

Agora não sei quando lerei o último, mesmo Luke e Ninha me falando pra ler logo e me livrar da angústia toda logo. xD Sendo A Esperança toda a parte da revolução/rebelião de fato, eu tenho algum medo do que a autora inventou, principalmente por ela não ter o menor problema em torturar personagens e fazer descrições relativamente bem detalhadas das mortes. Sobram muitas pontas soltas para serem explicadas e, sim, eu fico curiosa, mas a idéia de um livro trágico, dramático e sangrento não é tão atrativo quando o segundo me deixou um tanto deprimida.

Enfim, recomendo? Recomendo, mesmo tendo uma pena desgraçada de mais da metade dos personagens e detestando o final, é um bom livro, a história é bem interessante e, se você excluir o triângulo amoroso – que sempre me parece mega forçado e dispensável ô.o -, é bem desenvolvida.



Agora
- Along the Way, nem idéia de onde é, mas to ouvindo a versão do Aaron tveit o/
- Nada
- Youtube
- Nada
- Cenas de Nova York e Outras Viagens

2 comentários:

  1. Oi Luísa!
    Eu adoro JV, mas o segundo foi o que menos gostei... Só te falo uma coisa, não precisa ter medo de ler o terceiro, porque ele é o melhor da série! Pelo menos pra mim... hehe
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei mais do segundo que do primeiro, achei mais animadinho, com um ritmo melhor. xD Lerei, lerei, eu falo que não vou ler, mas fico curiosa pra saber - e não verei o filme antes, quero ler primeiro.

      Excluir