quarta-feira, 5 de abril de 2017

Yuri!!! On Ice [review]

Yuri!!! On Ice é provavelmente o primeiro anime que eu assisto em ANOS. Tipo... ANOS! O último anime que eu assisti complete foi Shugo Chara, mas nem lembro quando foi, só sei que faz muito tempo meeesmo.


O anime conta a história de Katsuki Yuuri, um patinador japonês que, no começo da história, acaba de perder na final do Grand Pix, tendo conseguido pela primeira vez uma vaga na competição. Aos 23 anos, ele considera encerrar a carreira, e volta para casa – uma cidadezinha fictícia - após cinco anos fora. Passados vários meses, ele resolve voltar para o gelo e faz a coreografia que o ídolo dele, Viktor Nikiforov, usou para ganhar um campeonato algum tempo antes. A gravação disso cai na internet, e chega no próprio Viktor, que resolve tirar o ano “de folga” para ser técnico do Yuuri, levando ele de volta para as competições.


No geral, eu AMEI o anime. É um tanto curto, 12 episódios de 20 e poucos minutos cada, cobrindo o período das competições mesmo – começa com uma competição local e vai “subindo”, nacionais, fases do Grand Pix, até a grande final -, e eu só queria uns 20 a mais cobrindo todos os momentos entre as apresentações. xD E a história é envolvente, grazadeus eu resolvi assistir quando todos os episódios estavam disponíveis, porque esperar uma semana pra ver cada continuação seria uma tortura!


Adorei a história, o desenvolvimento do Yuuri ao longo dos episódios (e das performances dele nas competições) é muito claro, e o principal problema dele ser a falta de confiança – ele é um ótimo patinador, treina muito, mas não tem confiança em si mesmo, sofre de ansiedade – é incrível, porque não tem uma solução mágica, ele tem ajuda, claro, mas só cabe a ele vencer esse desafio. E o relacionamento dele com o Viktor, a evolução desse relacionamento é muito amor. ♥


Ainda na lista de coisas que eu amei, a animação é linda, eu adorei o traço mesmo, e as coreografias dos patinadores aparecem na íntegra e são MUITO bem animadas (e o Youtube tem uma bela lista de vídeos de pessoas fazendo, no real, as coreografias animadas). Aliás, foi isso que me conquistou primeiro – a sinopse é legal, mas a animação da abertura me deu o impulso pra realmente assistir ao anime. A sequência dos créditos também é incrível, praticamente o único anime que eu assisti, em todos os 12 eps, a abertura e o encerramento sem pular nada. xD

E a música! ♥ Adorei as escolhas de músicas dos patinadores, a música de abertura, de encerramento, sério, amei as músicas!


Agooooora… O anime não é perfeito, infelizmente, então vamos pro que eu não gostei, duas coisas que estão ligadas, aliás: quantidade de personagens desenvolvidos e, ironicamente, a animação. Enquanto a animação é linda e as coreografias são mostradas inteiras e lindamente animadas, nos episódios com várias apresentações – quando mostram coreografias de praticamente todos os competidores – a animação cai MUITO. Sim, as danças são muito bem animadas, mas o resto não. A mesma sequência de plateia batendo palmas e sorrindo é mostrada em vários momentos diferentes, personagens são mostrados sem qualquer animação, só uma cena desenhada parada com uma animação de zoom ou pam... É meio frustrante, até.


E o excesso de personagens desenvolvidos também incomoda. Ok, eles são multifacetados, mas o foco sai do que eu prefiro ver – a evolução do Yuuri, a história do Viktor, o crescimento do Yuri – para a confiança do JJ, o amor perdido do Giorgi, a perseverança do patinador americano que eu nem peguei o nome, o outro patinador japonês que eu também não peguei o nome... Enquanto o personagem patina, você entra na cabeça dele, e acompanha os pensamentos dele, mas precisava mesmo dar uma história de fundo pra todo mundo e tentar desenvolver tudo ao mesmo tempo? Pra mim é bem irrelevante saber que o Chris se acha O sex symbol ou que o JJ se acha um rei super poderoso. E a evolução deles não é tão grande assim, então é difícil ligar pra todo mundo, eles meio que se repetem durante as apresentações. Fica demais, sem necessidade.


E, ok, é um tanto frustrante que Yuuri e Viktor sejam um casal tão bonitinho e o relacionamento deles fique meio “escondido”, mas, tá, isso não é relevante aqui. xD

Maaas, como deve ter dado para perceber pelo resto do post, eu AMEI o anime, super recomendo, e torço muito por uma segunda temporada tão boa quanto essa primeira! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário