sábado, 15 de outubro de 2016

Downton Abbey (primeira temporada)

Peguei aleatoriamente a série para assistir, sabendo apenas que era de época... E só. xD Ninha me animou falando que era no estilo de Orgulho e Preconceito e eu embarquei. \o/


A série retrata uma família inglesa do século 18, as diferenças claras entre ricos e pobres, empregadores e empregados, e os avanços que os anos trouxeram. O primeiro episódio já começa com a rotina de trabalho dos empregados da mansão – Downton Abbey – antes dos donos da casa acordarem, e com uma data fatídica: a principal notícia do jornal é o naufrágio do Titanic, em 1912. Embora ninguém da família principal estivesse no desastre, ele é a base para uma parte importante da trama principal de toda a primeira temporada: o primo do dono da casa foi uma das vítimas, e ele era noivo da filha mais velha dele, Mary, que agora fica sem direito à herança por ser mulher.


O resto da temporada tem a família constantemente atirando pretendentes no colo dela – aos quais ela recusa direto -, ela sendo teimosa de uma maneira meio méh, e subtramas bem mais interessantes com outros personagens – a cozinheira com catarata, uma ajudante que parece novinha e ingênua sendo manipulada pelos “vilões”, os ditos vilões sendo tão absurdamente chatos que eu não me importaria se caíssem e morressem logo, a irmã do meio mostrando a vida de uma feminista na sociedade extremamente machista, o primo humilde que vai herdar Downton lidando com a mudança de vida, uma das empregadas querendo um emprego como secretária, e por aí vai.


No geral, gostei bastante da série. Adorei alguns personagens, detestei outros, mas as tramas todas conseguiram me envolver. Gostei, principalmente, das mudanças que o avanço da tecnologia e da sociedade num geral trouxeram. Os empregados ficam chocados com a ideia de uma casa com energia elétrica em todos os cômodos, quando o telefone começa a fazer sucesso em Londres, eles querem instalar em Downton e todo mundo fica meio confuso com como funciona, surpreso com a tecnologia nova, e rola até um comentário como “eu vi CINCO CARROS estacionados na cidade”. Adoooro ver essa evolução. xD Ao longo dos episódios, passam-se dois anos, então são várias evoluções para eles se adaptarem.


Só não fiquei muito fã da protagonista e dos antagonistas, sei lá, não me pareceram interessantes at all, e a trama deles não foi tão divertida de acompanhar. Dá a impressão de potencial desperdiçado quando comparando com alguns outros, sabe? Mas estou pronta para a segunda temporada! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário