quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Sinopse: "Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.”

Direção: Daniel Ribeiro

Duração: 95min.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é o filme brasileiro que concorreu a uma vaga na lista de melhor filme estrangeiro de 2015, mas não ficou entre os finalistas, e eu confesso que sempre fiquei incomodada com isso, mas não tinha visto o filme de fato ainda. xD

O filme conta a história de um adolescente cego, no que parece ser uma cidade pequena, de interior, meio que tentando levar uma vida normal – superando as dificuldades que não enxergar sempre traz. Ainda no começo, fim das férias, a melhor amiga, Giovanna, comenta com o protagonista, Leonardo, que queria que algo acontecesse nas férias – um grande romance, um grande drama, alguma coisa. Pouco depois, no começo das aulas, entra um aluno novo na sala deles, Gabriel, e logo começa a andar com os dois. Entre algumas aventuras bem normais, como um trabalho de história e um acampamento, Leonardo e Gabriel vão se aproximando, num romance bem bonitinho de ver.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho tem dois pontos extremamente altos para mim. Primeiro, passou a impressão de “história real”, com várias situações fáceis de se identificar, pelo menos na minha realidade, num cenário muito real – um adolescente numa escola, com trabalhos de escola, procrastinando, indo numa exursão pra um acampamento, uma festa com adolescentes escondendo alcool (mesmo que todo mundo saiba que alguém tem uma garrafa de vodca em algum lugar), o bullying (que tem um ÓTIMO final), os xingamentos e até o drama feito em cima do romance me lembrou os meus tempos de Ensino Médio. São coisas comuns, e nem por isso o filme foi desinteressante ou cansativo – bem pelo contrário.

Segundo, eu ADOREI o romance desenvolvido num passo legal – não foi amor à primeira vista e não foi uma saga gigante até o primeiro beijo -, e sendo tratado como um romance, apenas, independente de serem dois garotos. Você pode tranquilamente substituir os dois por duas garotas, ou um garoto e uma garota, e isso é lindo porque é bem assim que romances gays deveriam ser tratados – como um romance, ponto, assim como o beijo entre dois homens ou duas mulheres é um beijo, ponto. Não tem todo um drama em cima disso, Leonardo não tem um surto por ser gay, e ele muda o discurso de “beijar uma menina” para “beijar o Gabriel” sem pensar duas vezes – é natural, apenas. Fora que o romance em si é tãããão fofinho. ♥

Além disso, adorei a trilha-sonora e o fato do Leonardo ter essa coisa de adolescente revoltado que quer independência – por algum motivo x, ao mesmo tempo em que eu entendo o sentimento, eu sempre acho engraçado de ver. xD

O ponto baixo que vi no filme foi um ou outro subplot meio deslocado e inacabado – num momento x, o Leonardo comenta que quer fazer intercâmbio, e ele e a Giovanna até vão numa agência, ele pega informações, a agente liga pra ele... E isso é meio que abandonado, ele mostra os papéis pros pais e fica por isso mesmo, sem uma finalização. Tem algumas conversas e cenas que ficam meio perdidas na coisa toda, meio sem sentido no plot principal e sem motivo de ser nos subplots. Foram os únicos momentos em que senti que o filme se arrastou um pouco. Mas, grazadeus, isso não atrapalhou minha experiência num geral. ;)

No geral, então, eu adorei o filme, super recomendo e já quero assistir de novo. /o/ É leve, engraçadinho e fofo sem ser infantil ou bobo.

Um comentário:

  1. Filme que me fez ter esperança no cinema brasileiro! Extremamente fofo ❤

    ResponderExcluir