sexta-feira, 16 de setembro de 2016

#73 Lendo: Cidade das Almas Perdidas

Sinopse: "Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?”

Autora: Cassandra Clare

Continuando minha super saga para terminar as Crônicas dos Caçadores de Sombras, terminei o quinto e penúltimo livro de Instrumentos Mortais! \o/ Ou seja, agora faltam três que logo serão quatro – Cidade do Fogo Celestial (último livro de TMI), Crônicas de Bane (extra com dez histórias sobre Magnus Bane) e Dama da Meia-Noite. Só que logo logo sai (se é que já não saiu) a versão física de Shadowhunter Academy, outro extra.

Anyway, voltando para Cidade das Almas Perdidas. O último livro terminou bem quando Sebastian conseguiu terminar o ritual e “meio que” possuir o Jace, logo depois de Lilith ter sido destruída e espalhada por diversos mundos e dimensões. Aqui a história começa um pouco – bem pouco, actually – depois desses acontecimentos, com a Clave decidindo que encontrar Jace não é mais prioridade e, por consequência, deixando livre para Clary, Alec, Izzy e Simon os planos paralelos e (às vezes) quase ilegais para encontrá-lo.

Ainda no começo dessa busca, eles descobrem que Jace e Sebastian estão ligados por um ritual demoníaco parecido com o de parabatai, mas, além da coisa dos corações baterem como um na batalha, se um for ferido, o outro também será – então, se um levar um soco e quebrar o nariz, o outro também terá o nariz quebrado. E eles descobrem isso quando ambos invadem a casa de Luke/Jocelyn para tentar levar a Clary com eles. Vários planos depois, chegamos no que, para mim, foi um dos maiores cliffhanguers que a história já deixou, não porque eu ainda não li o último livro, mas pelo enorme número de coisas para serem resolvidas. xD

No geral, gostei MUITO desse livro. Bem melhor que o anterior, tem uma história mais interessante, não tem aquele ar de encheção de liguiça e problemas nunca resolvidos que “livros do meio” costumam ter pra mim – na verdade, ele soluciona alguns problemas, mas cria muitos outros no processo, que ficam para o último livro sem necessariamente incomodar. Adorei que a narração, mesmo sendo em terceira pessoa, acompanha personagens diferentes e vai alternando conforme a história avança – tem trechos em que o leitor acompanha a Clary, o Simon, o Alec, a Isabelle, o Jordan... E funciona. São caminhos interessantes, importantes na trama geral e no desenvolvimento de cada personagem, e é bom não ficar presa só à Clary ou ao Simon, por exemplo. É ótimo que todos os personagens pareçam crescer e evoluir.

Gosto bastante, também, dos plot twists – confesso que às vezes rolavam problemas que eu achava que seriam bem mais difíceis de (ou enrolados para) serem resolvidos, mas que não foram, e alguns plots que até achei que tivessem sido abandonados mesmo até serem desenrolados e finalizados. xD Adoro quando a história não parece deixar pontas soltas sem motivos. /o/

E, claro, era até esperado, mas adorei que esse livro teve mais foco em Malec que os anteriores – talvez porque agora uma das divisões na narração é justamente voltada para o Alec e, sempre que ele vai encontrar a Camille, ele ganhe um pouquinho mais de profundidade. Algo que eu já atédevo ter comentado por aqui, e que é um fato, é que, tirando a coisa de relacionamento mortal-imortal, Alec e Magnus têm problemas bem mundanos de relacionamento – sofrer homofobia, Alec nunca ter tido um namorado (ou namorada) antes enquanto Magnus teve vários e várias, o ciúme, a falta de comunicação, as inseguranças... É uma das coisas mais reais nos livros, e eu adoro isso, não é à toa que é meu ship preferido (pelo menos até aqui) nas Shadowhunter Chronicles.

Sooo, eu realmente gostei de Cidade das Almas Perdidas, totalmente recomendo, quer você já tenha começado Instrumentos Mortais, que esteja cogitando começar. /o/ Agora estou slowly but surely lendo Cidade do Fogo Celestial para, AMÉM, IRMÃOS, terminar Instrumentos Mortais. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário