quarta-feira, 20 de abril de 2016

Shadowhunters ep 09 [review]

Rise Up
Sinopse: Depois do ataque, o Instituto e a Clave estão em alerta, e interrogando prisioneiros para conseguir respostas. Quando Lydia resolve chamar as fadas, Jace, Clary e Isabelle temem que essa decisão seja desastrosa e leve à maneira errada de derrotar Valentine. Sem outra saída, o trio toma atitudes drásticas para resolver o problema.
Enquanto isso, Simon tenta lidar com sua nova situação, e Alec está emocionalmente cansado do que está acontecendo no Instituto.

Ai, ai, episódio nove. Why? Episódio oito foi wtf, mas algo em mim desgosta ainda mais do episódio nove. Poucas coisas acontecem de fato nele, e a maioria é sem noção, sem lógica ou sem justificativa real.


O ep começa voltando para o Simon correndo sem direção, até ser parado pelo Raphael. Aaaacho que ele foi, num geral, minha parte preferida do episódio inteiro – Raphael tem um jeito de “isso é um tédio” que eu gosto, e até me identifico nesse episódio. Depois de uma discussão bem breve, Simon foge, e vai parar na própria casa, e Clary e Jace encontram Raphael sozinho. E, y’know, aqui tem umas daquelas mudanças de foco que me irritam. Jace larga o mundo pra ajudar a Clary... Até que ele lembra que o mundo existe e que as pessoas podem correr perigo, e então as prioridades passam a ser o Instituto, Alec e Hodge, mas com AQUELE tempinho extra pra uma cena awkward com a Clary e outro beijo. Enquanto isso, a Clary está chorando e gritando e super preocupada com o Jace, até um momento aleatório em que ela volta a tentar fazer cara de sexy e comenta que eles precisam discutir a relação. Aí volta a correr e gritar e chorar. Lógicas.

O resto do episódio meio que segue reações e adaptações: Clary e Simon se adaptando – de uma forma ou de outra – ao fato dele ser vampiro agora, Izzy, Jace e Magnus reagindo ao noivado do Alec, Alec ainda reagindo mal às notícias de que seus pais foram do Ciclo. Isso tudo enquanto Melior era resgatado do Instituto, logo após ser preso sob a acusação de ajudar Valentine.


No geral... Eu praticamente só tive problemas com esse ep. Alec está um porre, tem mudanças não explicadas, desculpas esfarrapadas, atuações fracas/estranhas e o roteiro... Argh. Passemos de problema em problema.

Eu comentei nos últimos episódios que eu esperava uma boa explicação sobre a runa do Ciclo, que alguns têm, outros não, e a explicação que deram foi “os Lightwood ajudaram a Clave, por isso não têm a runa”, então o Hodge não fez acordo/ajudou? Ele está sendo punido num nível desigual por quê? Era um servo mais fiel?

Simon agora é um vampiro, e foi escolha (bem egoísta, diga-se de passagem) da Clary, ok. Nos livros, ela se culpa constantemente por isso, o que ela costuma comentar é que queria que o Simon tivesse uma vida comum, que continuasse sendo um mundano. Aqui, por motivos sem pé nem cabeça, ela fala para ele que escolheu transformá-lo num vampiro para que os dois fossem “estranhos”, porque ela entrou nesse mundo louco e queria que ele fosse junto. Tipo... Oi? Ficou pior que egoísta isso. ô.o


As cenas do Jace e Alec estão mais me irritando que qualquer outra coisa, além de repetitivo, essa coisa de só discutirem e brigarem tá chato, é terrível como eles funcionam melhor separados que juntos. Além disso, Alec tá um pé no saco nesse episódio, tomando decisões absolutamente bizarras com uma justificativa que caberia para os shadowhunters adolescentes dos livros, mas não para os adultos da série – eu tenho CERTEZA que adultos têm maior controle emocional e bom senso que o Alec da série.

A cereja no bolo, aliás, é a cena final, que tem uma luta feia de assistir, bizarra na lógica da série – Jace é um dos melhores shadowhunters dessa “nova geração”, é um lutador talentoso e que se arrisca pra caramba, COMO ele perde pro Alec? – e que, sinceramente, não aconteceria entre parabatais. Ficar irritado ok, se xingar ok, até se socar ok, mas colocar uma faca no pescoço do outro? Chegar tão perto de MATAR o outro? No fucking way.


No geral, esse episódio me deu preguiça, MUITA preguiça, e foi aquele breaking point – eu não to mais com vontade de ver a série. Eu to é com medo de ver o que diabos eles farão agora que a série foi renovada, porque, sério, foi uma lambança desgraçada na primeira temporada, não vejo COMO vão fazer mais temporadas, e... Não to afim de ver, really. Só quero ver o episódio da semana que vem porque tem uma cena que eu quero entender. Apenas. É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário