segunda-feira, 7 de março de 2016

#62 Lendo: Naomi & Ely e a Lista do Não Beijo

Sinopse: "A quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. A lista do não beijo protege a amizade e assegura que nada vá abalar as estruturas da fundação Naomi & Ely. Até que... Ely beija o namorado de Naomi. E quando há amor, amizade e traição envolvidos, a reconciliação pode ser dolorosa e, claro, muito dramática.”

Autores: David Levithan e Rachel Cohn

Naomi & Ely é um livro que eu conheci lá no Mochilão da Record, e pareceu legalzinho – daqueles que interessa, mas não é prioridade, sabe? -, até que comprei o box de David Levithan e botei fé que esse seria tão incrível quanto. E, claro, ajudou que, alguns meses depois, saiu o filme com Matthew Daddario como Gabriel.

Não por acaso, ele foi minha primeira escolha do ano, quando finalmente peguei um livro para ler e, não vou mentir, não foi o que eu esperava, mas foi bem divertido e valeu a leitura. O problema, tal qual Will&Will, tem nome e, provavelmente, um sobrenome, mas eu estaria mentindo se dissesse que lembro qual é. O nome, tho, está na capa dessa vez: Naomi.

Basicamente, o livro, que é narrado por mil e uma pessoas, conta a história da Naomi e do Ely, melhores amigos desde a infância que, em dado momento dos anos de amizade, resolveram criar a lista do não-beijo, uma lista com todos os nomes de pessoas que nenhum dos dois poderiam ficar para não colocar a amizade em risco – geralmente, nomes pelos quais ambos têm uma queda. Ainda no começo da história, porém, Ely conta para Naomi que beijou alguém que não estava exatamente na lista, mas que é tão problemático quanto – Bruce, o Segundo, namorado dela.

E aqui dá para explicar um dos vários problemas que tive com a Naomi: ela é apaixonada pelo Ely há eras, aparentemente, e tem na cabeça que, um dia, ele vai desistir de ser gay e ficar com ela. Só que o Ely é totalmente homossexual, sem uma gota de bissexualidade que seja pra sustentar essa esperança dela, e é irritante como ela fica absolutamente p da vida com ele não porque ele acaba “roubando” o namorado dela, não com o namorado que a traiu, mas com o Ely porque escolheu o Bruce e não ela. Na cabeça dela, Ely totalmente casaria com ela um dia, eles teriam filhos e cachorros e morariam felizes numa casa, mas ele nunca dá o menor sinal de interesse por uma garota que seja.

O livro, como eu disse, é narrado por várias pessoas – algumas têm alguma importância na trama, outras aparecem só durante esse capítulo que narram -, e o interessante disso é que tinha tudo para dar errado, mas funciona, você tem vários pontos de vista diferentes de verdade, alguns com “manias” – a narração do Gabriel é acompanhada por músicas que ele está ouvindo, a da Naomi é cheia de ícones e emoticons que você às vezes tem que adivinhar o que significam ali -, e dá para diferenciar. Uma das coisas mais interessantes disso é ver o que os personagens realmente pensam um do outro, ou vê-lo como de fato é e não como ele acha que é.

Confesso que pulei um dos capítulos, narrado pelo “Robin-homem”, porque era um único parágrafo, espalhado por umas cinco páginas, mas não foi exatamente relevante – ou eu não senti que tinha perdido algo, e isso é uma coisa que dá para fazer, acompanhar só um dos dramas, ou pular os que você não tá afim de ler.

Além da briga da Naomi e do Ely – que se arrasta por todo o livro -, tem o relacionamento do Ely com o Bruce, o Segundo – que, by the way, é chamado assim porque é o segundo namorado da Naomi chamado Bruce, e sim, Bruce, o Primeiro tem capítulos de ponto de vista também -, que acha ser hetero até o beijo com o Ely, e está tentando um relacionamento com um cara claramente “galinha”, tem o relacionamento da Naomi com o Gabriel, que é o porteiro noturno do prédio onde todos moram e ocupa o segundo lugar na lista do não beijo, tem os problemas da mãe da Naomi, que você descobre ao longo do livro que foi deixada pelo marido – que, por sua vez, a traiu com uma das mães do Ely, e sim, Ely tem duas mães, um casal. Enfim, tem drama pra caramba nesse prédio em NY.

No geral, eu gostei bastante, gostei MUITO do Ely e do Bruce, o Segundo, adorei o capítulo da irmã do Bruce, o Primeiro, adorei o capítulo da Robin-mulher - sim, esse livro repete nomes de uma maneira surreal -, achei bem fofo o relacionamento do Ely e do Bruce, acho que gostaria mais do Gabriel se ele tivesse um pouco mais de vivacidade, e resumo meus problemas com “Naomi”, que é uma Mary Sue por boa parte do livro – a coitadinha atormentada por problemas que ela precisa vencer, com corpo perfeito e cabelo perfeito que tem todos os caras aos seus pés, exceto, claro, o que ela quer, e que tem tudo convenientemente a seu favor, mas que é uma guerreira que vai vencer suas dificuldades. Méh.

Pra mim, Naomi é daquelas Mary Sue chatas, mimadas e infantis que precisam com urgência crescer e encarar o mundo real. Apenas.

Mas, fora isso, gostei do livro, gostei da escrita (aqui não percebi quando era um ou outro autor) e recomendo – vale a pena aturar a Naomi pelos outros personagens. Exceto o Robin. Sério, pula aquele capítulo que não vai fazer falta. :P E, claro, pretendo ver o filme, porque se tudo for mal ainda tem Matthew Daddario pra salvar. :P

2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar desse livro! Mas nunca tinha lido e espero le-lo logo.
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir