quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Shadowhunters ep 05 [review]

Moo Shu to Go
Sinopse: A tensão aumenta entre Alec e Clary enquanto eles não concordam na melhor maneira de derrubar Valentine. Mas quando Jace e Isabelle são enviados em missão política para as fadas por Maryse Lightwood, Alec fica responsável por manter Clary a salvo, para decepção de ambos. Com sua rígida mãe de volta à cidade e a tendência da Clary de quebrar regras, Alec se encontra lutando para seguir as regras da Clave enquanto cumpre sua promessa para Jace.
Enquanto isso, o bando de lobisomens de New York City começa sua própria caçada atrás de Clary e do Cálice Mortal.

O quinto episódio começa mais ou menos onde o quarto parou: a Clary conseguiu ver que a mãe ainda está viva e o Valentine mandou um recado direto para ela. Analisando o colar, Jace conclui que ele é um pedaço de portal, e o Alec, que está por perto, ouve e resolve que o melhor é guardar o colar, principalmente porque não sabem se, tal como a Clary conseguiu ver exatamente onde o Valentine a mãe estão, ele também possa ver onde a Clary está, e colocar o Instituto inteiro em risco.


Enquanto isso, Luke está na delegacia (ou eu acho que aquilo é uma delegacia), investigando testemunhas. Um pouco mais tarde no episódio, é mostrando que os lobisomens TAMBÉM querem o Cálice Mortal, mas também não é explicado como pretendem usá-lo ou porque querem num geral.

Esse episódio tem também a introdução da mãe da Izzy e do Alec – e mãe adotiva do Jace -, Maryse, que pareceu ser bem mais antipática que a dos livros, fria e meio ditadora, mas que eu gostei bastante, o Magnus chamando o Alec para um drink, Simon com super-poderes e uma luta entre lobisomens. /o/


No geral, eu gostei do ep. Os figurinos estão (bem) melhores, as falas estão (bem) melhores, as atuações estão (bem) melhores, e até alguns efeitos pareceram melhores – não sei se realmente mudou, mas as lâminas serafim me pareceu diferentes de um jeito não-incômodo, parecem mais espadas de vidro. Eu adorei as interações entre Alec/Clary e Alec/Clary/Simon, as conversas foram interessantes e convencem – exceto algumas falas da Clary que ainda são meio wtf, tipo a “window into the weird”. Além disso, esse episódio teve a primeira interação entre Jace e Alec que pareceu parabatai de verdade, mesmo que tenha sido só o Jace colocando Alec na friendzone. E, falando em Jace e Alec, a única fala do Alec que eu não curti foi a resposta quando a Clary fala que ele está apaixonado pelo Jace. No livro (e no filme), a reação dele é bem agressiva, e na série ficou bem... Passiva. Uma defesa até meio infantil. Prefiro a agressividade, porque é um dos poucos momentos em que ele sai do modo automático.


O problema que eu tive com o episódio está no final, de novo. Os lobisomens cercam os shadowhunters-e-futuro-vampiro, o lobo alpha surge no caminho... E é atacado DO NADA pelo Luke-lobisomem. Ok, o cânone exige ele como alpha desse grupo, mas wtf, é fácil ganhar quando você ataca sem aviso algum. Além disso, na sequência, ele começa a passar mal porque a mordida do alpha é venenosa, o que faz menos sentido ainda – mordida de lobisomem é venenosa pra lobisomem? O fato dele ser o alpha agora muda alguma coisa? Lobisomens morrem facilmente assim? E, para completar, Alec e Clary estão ignorando completamente a parte em que o Simon arrebentou a casa do flat dela como se não fosse nada demais, e nem era como se a porta só estivesse emperrada ou coisa assim – ela parecia lacrada mesmo... E o Jace sendo bem grosso e abandonando Alec e Izzy no meio dos lobisomens.


Esse problema com o final do episódio, porém, não influencia tanto na minha opinião sobre o ep num geral – foi provavelmente o melhor até aqui. O que está me deixando agoniada é outra coisa, e não é de agora, e eu não to botando fé que vá melhorar.

E é simplesmente o Jace. Como eu disse, as interações da Clary com o Alec foram ótimas, Clary com a Izzy foram ótimas, Alec com a Izzy foram ótimas – os dois têm uma dinâmica bem bonitinha de irmãos -, Clary e Simon tem cenas fofas e BEM engraçadas nesse ep, principalmente... Mas sempre que coloca o Jace no meio, a coisa fica esquisita, pouco natural. O casal Jace/Clary parece muito forçado na maior parte do tempo, ele parece ter uma obsessão doentia por ela – como a Ninha bem definiu, uma obsessão nível Edward Cullen – que não convence. As interações dele com o Alec também não me animaram ainda, e falta a personalidade do Jace de verdade.


Faltam a ironia, o sarcasmo, o egocentrismo e a confiança que o Jace SEMPRE exibe, sobram awkward moments e mudanças de humor repentinas. E, combinada com o roteiro ruim, a atuação fraca tá me deprimindo. Não sei se é porque o ator é britânico e está fazendo o sotaque americano, se está se concentrando mais em como as palavras devem sair do que em como a atuação deve ser, mas ainda estou esperando o ótimo ator que pareceu muito bem em Vampire Academy. Por enquanto, tá fácil entender porque tem gente que nunca leu o livro e estava shipando Alec e Clary – a dinâmica deles parece muito mais fluida e leve que a da Clary com o Jace.

No geral, gostei bastante desse ep, estou animada para o resto da temporada APESAR de ter algo que eu já sei que vou detestar nos próximos episódios, er. Além disso, no próximo episódio tem uma cena Malec que estou louca pra ver. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário