sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ratatouille (2007)

Sinopse: "Paris. Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.”

Direção: Brad Bird, Jan Pinkava

Duração: 115min.

Ratatouille é um daqueles filmes que eu gostei tanto quando vi a primeira vez que, de tempos em tempos, dá vontade de rever. E foi numa dessas que eu resolvi escrever esse post. :)

A animação da Pixar acompanha a história de um humano, o Linguini, que é o filho perdido de um dos melhores chefs de Paris, Auguste Gusteau, falecido ainda no começo do filme, e trabalha no restaurante dele, e de um rato, o Remy, que é um ótimo cozinheiro e realmente ama a cozinha. Eles se encontram pouco depois do Linguini entrar no restaurante, e pouco antes de descobrirem que ele é filho do Gusteau. É bonitinho como eles formam uma amizade e como o Linguini não sabe MESMO cozinhar. xD

E a Pixar, só para variar, faz um animal não tão fofo ser a coisa mais fofa ever - um rato de rua. Eu adoro os personagens aqui, mesmo alguns sendo extremamente caricatos, mas é difícil não torcer pelo Remy, ele é simplesmente uma graça, e eu adoro como ele é certinho com relação à cozinha: não desperdiçar comida, higienização antes de começar a mexer com qualquer alimento ou utensílio... E tem o Gusteau como voz da consciência! Gosto mais dele que do Linguini. :P

Uma das minhas partes preferidas no filme é ver o Remy trabalhando. Ele fica na cabeça do Linguini, controlando os movimentos dos braços – como uma marionete \o/ -, e é até divertido vê-lo cozinhando. Tudo é tão detalhadinho que dá vontade de testar algumas coisas para ver se realmente funcionam, e mais de uma vez eu quis fazer um ratatouille montado como o do filme, só porque ficou bonito (aliás, eu já até fiz uma versão de ratatouille, que ficou boa, mas não ficou tão bonitinha xD).

Também adoro as sequências que mostram as ruas de Paris e a vista da Torre Eiffel, são absurdamente lindas e dão uma vontade imensa de ir para lá só para ter uma visão parecida. Aliás, a animação num geral tem traços bem suaves e muito bonitos, muito coloridos, é uma obra de arte mesmo. E a trilha sonora é puro amor, músicas calmas e que você praticamente esperaria ouvir num bistrô. xD E que combinam perfeitamente com as cenas e a delicadeza da animação.

Esse post é relativamente curto porque, né, uma animação relativamente curta e relativamente antiga (dá pra acreditar que vai fazer dez anos no ano que vem?). Se você, por qualquer motivo, nunca viu Ratatouille, eu mais do que recomendo! E, se você já viu, reveja que vale a pena. ;) É definitivamente um dos meus filmes preferidos da Pixar, e é dele que eu lembro sempre que eu falo sobre a minha vontade de trabalhar com animações, porque tem pouca coisa que eu mudaria aqui. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário