domingo, 20 de dezembro de 2015

In the Heart of the Sea (2015)

Sinopse: "Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex é atacado por uma baleia gigante e feroz, deixando toda a tripulação desesperada para encontrar uma forma de escapar da morte.”

Direção: Ron Howard

Duração: 121min.

Antes de mais nada, um comentário aleatório: adorei o nome do filme, e adorei que a tradução não zuou tudo. Para mim, o nome é forte em ambos idiomas. :D

In the Heart of the Sea é um filme baseado no livro homônimo que, por sua vez, conta a história real do navio atacado por uma baleia gigante, e a primeira coisa que você precisa ter em mente ao assistir esse filme é exatamente isso: ele não vai contar a história de Moby Dick.

O filme começa justamente com o autor do livro, Herman Melville, procurando pelo último sobrevivente do naufrágio do Essex, um navio-baleeiro, para ter a base para seu novo romance. Thomas Nickerson, esse sobrevivente, era um adolescente em sua primeira viagem para caçar baleias, e carrega o trauma durante anos, não tendo contado a história nem para a própria mulher – que, entre chantagens emocionais, consegue que os dois homens conversem a noite toda.

Eu gostei bastante desse começo do filme. Ele mistura a narrativa do Thomas com a história do Melville, e vai te apresentando os personagens. Não precisa de muito para simpatizar com Owen Chase – respeitado como capitão, rebaixado a primeiro imediato por ser de uma família de estrangeiros, sem grandes posses e tradição – e menos ainda para achar que o capitão George Pollard parece marinheiro de primeira viagem – ele é de uma família tradicional de marinheiros e conseguiu o cargo por ser filho de um grande investidor. Boa parte da história, aliás, foca na briga entre eles, um desafiando o outro e levando ao fatídico ataque da baleia.

O ataque, aliás, é bem desesperador, embora o filme fique beeeem lento nos minutos antes do surgimento da baleia gigante e fique ainda mais lento após o naufrágio do navio, é desesperador ver os marinheiros à deriva por 90 dias - mais que um CGI impecável, que deixa a dúvida se as cenas foram gravadas em tela verde ou num tanque gigantesco, o filme tem uma maquiagem incrível conforme os dias vão passando e as provisões vão acabando. Mesmo no final, depois de dias em um navio, sendo alimentados e com roupas novas, você percebe as diferenças físicas: pele ressecada e bem bronzeada, manchinhas na pele pelo excesso de sol, roupas gastas e a expressão cansada mesmo. Meus trechos preferidos, porém, estão todos na primeira hora de filme, a sequência da tempestade, a primeira caça e o ataque, depois ele perde um pouco o fôlego.

Meus únicos problemas com o filme foram ele parecer arrastado DEMAIS nesses 90 dias à deriva, o filme tem duas horas, mas parecem três – uma antes do ataque e duas depois, sendo que a primeira hora deixa saudades -, e o fato de alguns personagens parecerem par de vasos durante as cenas de ação. O próprio Thomas parece a GoPro do navio, porque escapa de tudo, observa tudo, mas raramente parece se mexer para fazer algo além de gritar “Owen!” durante a tempestade e os ataques da baleia. E não ficou exatamente um problema, mas o tempo entre a história contada e vivida não pareceu tão longo a ponto de o Thomas ser o único sobrevivente ainda vivo, principalmente quando ele conta o que aconteceu com os outros sobreviventes.

No mais, o filme tem uma trilha sonora muito boa, eu gostei bastante, e a história está cheia de referências ao livro Moby Dick, mas não sei se alguém que não conhece ao menos o básico dele consegue entender – principalmente o destaque ao autor escrevendo “Call me Ishmael”, uma das citações mais clássicas, e abertura do romance.

No geral, valeu a pena assistir no cinema, porque é um filme realmente grandioso. Vi sem 3D porque já tinha visto em algumas críticas que o 3D não compensa, e eu realmente sou chata com isso, mas é um filme que merece ser visto na tela grande, com a baleia larger than life. Recomendo se você gostar de filmes assim, porque sei que minha mãe e minha irmã, por exemplo, não curtiriam tanto quanto eu, principalmente pelo tempo à deriva.

Ah, e a cena que eu coloquei no post de expectativas está no filme e é INCRÍVEL, me deixou agoniada achando que a baleia ia devorar os marinheiros. xD

2 comentários:

  1. Comprei o livro ano passado na bienal... mas nem deu vontade de ler.. mas agora com o filme deu uma leve animada... gostei da critica e agora acho q vou realmente ler e assistir rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho curiosidade de ler o livro, mas confesso que nem Moby Dick tive coragem de ler ainda. xD Mas recomendo o filme, valeu a pena. ;)

      Excluir