sexta-feira, 6 de novembro de 2015

#52 Lendo: O Pequeno Príncipe

Sinopse: "Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.”

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe é um livro fofinho que muita gente lê quando criança e adora. Eu não só não li quando criança como sempre tive preguicinha, principalmente por causa das frases que todo mundo repete, até (ou principalmente) quem nunca leu, e que perdem um pouco do sentido quando fora de contexto assim. Quando ganhei o ingresso para assistir a première, minha irmã me entregou o livro e me intimou a ler. Não terminei antes da première, mas continuei lendo de qualquer forma. Achei a história uma graça, mas triste demais para que eu colocasse na minha lista de favoritos – e sei que o resultado seria exatamente o mesmo se eu tivesse lido anos atrás, quando criança.

Acho que a história é conhecida por todo mundo, mas basicamente o livro é narrado por um aviador que conta sobre o encontro que teve com um principezinho nos dias em que tentava sobreviver no deserto e arrumar o próprio avião. Enquanto ele te conta as histórias que foram contadas pelo príncipe, passa também algumas lições importantes que viraram as célebres frases, como “o essencial é invisível aos olhos”.

A história é delicada, poética, e muito bonita. O autor realmente fala diretamente com crianças, passa lições profundas de forma simplificada – embora, ok, a linguagem usada pode ser meio formal e rebuscada demais para as crianças hoje, mas ainda é uma ótima influência, principalmente nos dias de hoje. A narração me lembra a maneira que contadores de histórias costumam falar com grupos de crianças, a experiência é bem interessante, e o livro é cheio de desenhos feitos pelo próprio autor.

O único problema que tive foi realmente a história ser bem triste – ou ter um final bem melancólico, como preferir. É lindo, mas, assim como Peter Pan, o final é agridoce e me incomoda por tocar num ponto delicado pra mim. Peter Pan ainda é um dos meus livros preferidos da vida, mas O Pequeno Príncipe me pareceu triste demais para ocupar um posto semelhante. Ainda é um livro lindo e ótimo para crianças, mas, é...

Se você ainda não leu, eu recomendo. E, se você tiver algum preconceitozinho ou, assim como eu, alguma preguiça pela quantidade de vezes que repetem frases do livro sem fazer ideia do real significado delas, recomendo tamb’;em, porque a leitura me surpreendeu positivamente. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário