domingo, 27 de setembro de 2015

#47 Lendo: Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Sinopse: "Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.”

Autora: Cassandra Clare

Eu resolvi reler os quatro primeiros livros de Instrumentos Mortais, emendar com Peças infernais, o Codex e Crônicas de Bane. E, relendo também as resenhas que tem aqui no blog, percebi que são bem... Fracas e superficiais, então resolvi reescrever conforme vou lendo a série. Pensei em separar as releituras da lista de leituras, mas resolvi colocar como leitura comum e, na lista, vai entrar junto com a primeira.

O livro vai acompanhar a história da Clary, uma menina quase comum, que, basicamente, descobre que é quase comum. Em 459 páginas, ela e seu fiel escudeiro melhor amigo descobrem a existência de todo o mundo dos Shadowhunters quando a Clary – porque o Simon não consegue ver através dos disfarces dos Caçadores de Sombras e seres do Submundo – presencia o assassinato de um menino que é, na verdade, um demônio. O primeiro livro vai além disso, mas é um daqueles que falar algo mais pode resultar num spoiler de um dos twists, e isso tira sim um pouco da graça do livro.

Obviamente, eu li já sabendo dos plot twists, mas ainda me impressiona como Cassandra Clare consegue encaixar diversos plot twists pelo livro. Acaba não sendo tão previsível – por mais que você conclua o que vai acontecer lá pelo último livro, casais e tal, é difícil como a história vai chegar lá. Essa é uma das coisas que me fascinou na história logo de cara: quando você acha que sabe o que vai acontecer, rola um plot twist. E isso vale pra várias situações, pequenas e grandes.

Outra coisa que eu gosto muito é que 459 páginas não me pareceu muito em momento nenhum – na verdade, rolou toda uma tristeza porque estava acabando. xD E, assim como da primeira vez que li, cheguei no final já querendo pegar o próximo. A escrita é muito fácil, a história tem momentos engraçados – actually, vídeos de “one-liners” de Instrumentos Mortais são sempre ótimos porque a série tem mesmo ótimas tiradas – e, pelo menos aqui, a história não parece se arrastar nem nada.

Para mim, não tem um momento monótono em Cidade dos Ossos, ainda achei divertido e lembrei porque gostei tanto da série quando li da primeira vez. Sinceramente não sei dizer se a série de livros é uma das minhas preferidas, principalmente porque nunca li completa, mas definitivamente está em algum lugar perto disso. Dependendo do tempo que eu levar para ler tudo, talvez releia em tempo de ver a série de TV – não sei até onde isso é boa idéia, tho.

Enfim, se você, por qualquer motivo, começou a ler e desistiu, ou nunca leu, tente dar uma chance. :P E pense que pelo menos esse trecho de As Crônicas dos Caçadores de Sombras está completo! :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário