segunda-feira, 11 de maio de 2015

Star Wars – Episode IV: A New Hope

Sinopse: "Luke Skywalker (Mark Hamil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, e junto com membros da resistência tentam destruir esta terrível ameaça.”
Direção: George Lucas
Duração: 125min.

Sou uma nerd atrasada (e meio preguiçosa) e só assisti de verdade Star Wars ano passado. Há muitos anos atrás, assisti um trecho do episódio II - bem aquilo que todo mundo fala pra não fazer, sabe? -, não curti tanto quanto o esperado e acabei deixando pra ver todos os outros depois.

Assisti na ordem de lançamento, é assim que postarei também, e é o que eu recomendo mesmo, por experiência própria. xD Aliás, já falei da minha experiência com Star Wars uns posts atrás, antes da Star Wars Celebration, clica aqui pra ler.

Dois pontos bons de destacar, antes de começar a falar do filme de fato, é que eu comecei a assistir bem consciente da qualidade de efeitos – me coloquei lá em 77, quando eu estava bem longe de nascer -, e ignorando tudo que eu sabia do roteiro – não esperava ser tão surpreendida porque já conhecia o geral da história, mas prestando mais atenção aos detalhes.

Anyway, eu amei o filme. Aliás, os filmes. Tive aquela reação “por que raios demorei tanto para assistir?”, virei fã, quero que dezembro chegue logo para o lançamento de O Despertar da Força.

Uma Nova Esperança não é bem uma introdução – você é jogado direto numa cena de ação, e as coisas vão simplesmente se acertando depois -, e as explicações ou são dadas ao longo da história, ou nem existem mesmo, e eu gostei muito disso. Por não perder tempo explicando tudo, o filme não fica chato/monótono, e tem muito mais ação enquanto as peças vão se encaixandoao longo desse episódio e dos dois próximos.

É um fato que praticamente não existem spoilers de Star Wars para os que tem mais de 15 anos – fala aí, quantas vezes você já ouviu “Luke, I am your father”? -, mas o “meio” só é explicado vendo o filme. Você sabe que o Darth Vader é o pai do Luke, você sabe que o Han Solo foi congelado, você sabe até que Luke e Léia são irmãos, mas o interessante está em descobrir como o Darth Vader surgiu, o que aconteceu antes e depois com o Han Solo, e como Luke e Léia foram separados por tanto tempo – e o que acontece depois que eles descobrem serem irmãos. Ou pelo menos é assim que eu vejo. :P As piadas têm bem mais graça quando você as entende por completo.

Enfim, adorei o filme, os efeitos não são “omg, que realistas!”, mas agradam, são ótimos para a época e, como eu descobri quando assisti à segunda trilogia, estão muito melhores que os efeitos de 2001 – sério, mais realistas, até.

Se você, assim como eu, ainda não assistiu Star Wars, saiba que está perdendo uma grande diversão. E se você, assim como eu, não colocou fé porque começou a assistir pelos filmes mais recentes, inverte a ordem, começa pelo episódio 4 e a coisa deve fluir bem melhor. :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário