sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Revelando São Paulo 2014

Começou no dia 12 de setembro o Revelando São Paulo 2014, ou o XVIII Festival da Cultura Paulista Tradicional. Um mega evento que reúne representantes de vários municípios (cerca de 180 só no artesanato e na culinária, se não me engano) para mostrar um pouco da cultura tradicional das cidades paulistas.É com certeza um dos meus eventos culturais preferidos, eu já falei dele aqui no blog ano passado, e esse ano está ainda mais bonito. :D


São dez dias, então acaba domingo agora, e tem uma programação de apresentações bem diversificada, além da programação “permanente”, com os espaços de artesanato, culinária, fazenda, rancho tropeiro e mais alguns outros. Fui sexta com minha mãe, olhar tudo (como sempre fazemos xD), comer doces e assistir orquestras de viola, depois fui com meu pai na quarta, assistimos um pouquinho do encontro de violeiros e sanfoneiros, compramos o almoço (comida feita no fogão à lenha ♥) e passeamos pelo artesanato, e fui sozinha ontem, quinta, porque adoro as apresentações de catira e ontem foi encontro de catiras. O plano é ir amanhã com a família toda para jantar por lá e, talvez, ver a noite dos tambores. Eu gravei vários vídeos por lá e quero montar um vlog, mas as falas se perdem no barulho, então o video vai ficar mais parecido com o da Bienal que com um vlog. xD


Láááá em 2009 eu fui pela primeira vez no Revelando São Paulo junto com boa parte dos alunos da minha turma de jornalismo, convidados pela professora de Design, e era no Parque d’Água Branca. Em 2010 o festival passou para o Parque do Trote e eu fui estagiária da assessoria de imprensa. Em 2012 eu trabalhei com eles de novo – and let me tell you, não era remunerado em nenhuma das vezes e, até hoje, foi o melhor emprego que eu já tive, com uma equipe extremamente simpática e divertida, e um trabalho que nem parece trabalho de tão legal que é. Em 2001, 2013 e agora em 2014 eu fui como visitante, e agradeço muuuuito a equipe por realmente terem me apresentado ao jornalismo cultural, que é meu trabalho-dos-sonhos como jornalista hoje e um dos motivos de o blog ser focado em cultura. :D Aliás, no site deles você ainda encontra as matérias que eu escrevi em 2010 e 2012. xD

Se estiver pela capital, super vale a passagem, a comida é uma delícia (e bem variada), o artesanato é daqueles que você tem vontade de comprar até o que não cabe na sua casa (aliás, uma informação útil sobre compras é que alguns espaços aceitam cartão, mas não são todos), e uma coisa que dá para fazer é conhecer “outras” culturas – tem um espaço para os índios, um para os ciganos e um para os hare krishna, além de o festival da amizade, com recantos de várias comunidades estrangeiras. Lá no site tem a programação certinha e todas as informações, além de uma transmissão ao vivo e todas as gravações das apresentações desde sexta passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário