quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum – Desafio 12 Lugares


Outro programa feito com Ninha enquanto ela estava em SP foi visitar a Exposição Castelo Rá-Tim-Bum, ou “Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição”, que homenageia o programa (que completa 20 anos esse ano) e está rolando no Museu de Imagem e Som há um bom tempo já. E que, REALMENTE, vale muito a pena, é mesmo “a” exposição, versão ultimate, sabe?

Quando resolvemos ir, a fila estava em quatro horas de espera, então nos programamos para chegar mais ou menos cedo – mais ou menos cedo porque o MIS fica do outro lado da cidade e não queríamos sair antes do sol nascer :P -, ficar por lá pra comer alguma coisa, enfim, deixar o dia livre porque não sabíamos quanto tempo demoraríamos.

Foi uma grata surpresa descobrir que eles são extremamente organizados. A fila estava bem certinha, um atendente já falava com quem ia chegando, avisando tempo de fila e horário estimado para entrada. Chegando por volta de 10h, pegamos os ingressos às 11h30 para entrar meio-dia, e entramos de fato pouco depois de 12h40. Almoçamos lá mesmo – tinha uma van vendendo cachorro-quente prensado por cinco reais! – e já entramos na fila do meio-dia, que é a fila mais chatinha porque demora mais.

Ainda antes de entrar, passamos pela maquete do castelo, linda, completa e grande, dá para ver todos os detalhezinhos. Tem um guarda-volume gratuito antes de entrar na expo, e é proibida a entrada com bolsas, se não me engano. Pegamos só os ingressos e celulares, de qualquer forma, porque a bolsa estava pesadinha e atrapalha mesmo.

Lá dentro, não dá para dizer que é o MIS! As salas e corredores foram arrumados e decorados para ficarem como os cenários de Castelo Rá-Tim-Bum – absolutamente TUDO está lá, salas, quartos, cozinha, esgoto, escritório do tio Vitor, e todos os quadrinhos, piano, caixa de música, ratinho. Além disso, os figurinos estão todos lindos e completos. Várias paredes também têm televisões, algumas delas com marquinhas de pés para você parar na frente: são as que têm o áudio daquele programa ou quadro específico. Encontramos todas as músicas, várias explicações, linha-do-tempo, quadros, curiosidades, e até cópias dos roteiros dos episódios, encadernados para você folhear mesmo, e carta-convite para as participações especiais.

Adorei, também, que você pode tirar foto com alguns dos personagens – like, for real, Adelaide e Celeste até falam isso xD -, e fotografar tudo-tudo-tudo, filmar (aliás, fiz vários videozinhos para incluir no "Lily por aí", e várias fotos que coloquei no no meu Facebook e colocarei na fanpage do blog), enfim. Várias das experiências que a maioria das crianças quis ter estão disponíveis: sente no banco e gire para dentro do quarto do Nino, abra as portinhas nas paredes da cozinha, sente do tão conhecido sofá redondo, ou na sala de televisão, abra você mesmo a caixa de música, suba as escadas para o quarto da Morgana, entre no lustre do castelo, passe pelo porteiro e pelo relógio - na entrada e na saída. É incrível, é muito bem-feito, é extremamente nostálgico da melhor maneira possível.

Totalmente recomendo, quer você tenha ou não visto o programa na televisão, o ingresso vale a pena (e eles aceitam o passaporte de museus! :D), ninguém lá vai te apressar, você pode ver tudo nos menores detalhes . O que tomou mais o nosso tempo lá foi a sala principal, que estava cheeeeeia de gente, mas com um pouco de paciência dá para ver tudo (ou muita paciência, no nosso caso, já que uma mulher maluca estava quase DEITANDO em cima da gente pra tirar foto. Noção, oi?). E ficou tudo muito bem feito e muito bem arrumado, é aquela versão ultimate mesmo – daquelas que dá vontade de encontrar os responsáveis só pra dar parabéns.

A exposição vai até dia 16 de novembro, funciona das 11h às 21h de terça à sexta e das 9h às 20h em sábados, domingos e feriados. Aos sábados a venda é exclusiva pela internet (nos outros dias é direto na bilheteria), e o ingresso inteiro custa R$10.00, a meia entrada, obviamente, custa R$5.00 e precisa de comprovante, e crianças com menos de cinco anos não pagam. Às terças a entrada é gratuita e os ingressos adquiridos na bilheteria (um limite de quatro por pessoa) devem ser utilizados no mesmo dia da compra. Para mais informações, acesse >o site do MIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário