sexta-feira, 8 de agosto de 2014

[#15 Testando Receita] Checkerboard cake

No mesmo dia em que fiz as arepas, quis fazer um bolo de tabuleiro – checkerboard cake – verde e amarelo, e usei uma receita aleatória de baunilha que encontrei na internet. O resultado foi absolutamente fail. Então esse post cobre três receitas: o bolo de baunilha fail, a cobertura (não tão fail) e o recheio (nada fail). Além disso, tem a explicaçãozinha da montagem do bolo. Esse é um que eu vou querer refazer no futuro, porque deu certo, mas não deu certo como eu queria.

Comecemos pela primeira receita: eu queria um bolo de baunilha bem simples, pra só duplicar a receita e tingir, porque o importante desse bolo é a montagem, e bolo de baunilha é gostoso o suficiente. :P Procurei no Google mesmo e achei esse, e segui a receita. A observação útil aqui é que, quando sigo a receita, eu sigo a receita, então só percebi que não pedia nada de fermento quando o primeiro bolo saiu do forno e o segundo entrou. Sim, a pessoa contou que a farinha tinha fermento, e é isso aí. E eu só nãp usaria a farinha de trigo comum se tivesse alguma especificação, em algum lugar, para usar farinha com fermento. Fail, e não recomendo a receita, apenas.

Ficou parecendo cru, solado, de massinha. Não rolou. Testei a montagem com eles, mas estão no freezer, esperando alguma idéia de o que fazer com bolo sem fermento.

No dia seguinte, dia do jogo, comprei duas misturas de bolo de limão, branco, e foi o que usei. Diferença gritante, ficaram fofinhos, cresceram, ficaram lindos. Usei corante líquido e funcionou como sempre.

Precisa de dois bolos – o verde e o amarelo -, e dá um bolo de duas camadas, porque você corta os dois bolos e empilha, então usei uma receita da minha mãe para o recheio – creme inglês, fiz metade da receita porque parecia render MUITO, e ficou uma delícia – receita de mãe é receita de mãe. :P

Por último, mãe sugeriu derreter 2/3 barra de chocolate meio amargo (o que tinha de chocolate meio amargo em casa) com duas colheres de sopa de manteiga para a cobertura, mas foi muito bolo e o chocolate sozinho não rendeu, não cobriu tudo. Mas os pedaços com cobertura ficaram ainda mais gostosos. Limão, chocolate e creme inglês foi uma ótima combinação.

Concluindo com algumas lições aprendidas, a receita do creme inglês e a explicação da montagem, que é bem simples:


  • O bolo precisa ser mais firme/denso ou ser quase congelado para a montagem funcionar. Bolo fofinho é uma delícia, mas quebra todo e o encaixe entre os discos não funciona, a cobertura e o recheio vão escorrer pelos “vãos” que a faca formar.
  • É muito bolo se você usar o equivalente aqueles pacotes de mistura pronta para bolo. Quatro pessoas em casa e o bolo durou mais de uma semana. Da próxima vez que eu fizer, vou dividir uma receita em duas e fazer em uma forma menor. O ideal também seria fazer quatro camadas, não duas, porque o efeito fica bem melhor de ver.
  • Uma cobertura “firme” é a mais fácil de usar aqui.


Creme inglês
6 gemas
½ litro de leite
200g de açúcar
2 colheres de maisena
1 colher (café) de baunilha
1 colher rasa de manteiga

Misture tudo menos a manteiga, peneire e junte uma colher rasa de manteiga. Leve ao fogo até engrossar.

Montagem
Com os dois bolos desenformados, corte um círculo grande e um pequeno. Sobre o bolo, os cortadores formarão um alvo. Eu usei duas vasilhas redondas e uma faca, mas é mais complicado do que usar cortadores porque você precisa desencaixar os círculos e o bolo pode quebrar durante essa brincadeira. O cortador facilita isso.

Com os dois bolos cortados, coloque o círculo maior verde no prato, encaixe o círculo do meio amarelo dentro do verde e o menor círculo verde dentro do amarelo. Faça o mesmo com os outros círculos. E pronto. :D Agora é só rechear (se quiser), colocar um em cima do outro e espalhar a cobertura. Quando cortado, você vai ver algo como o da foto – esperamos que menos bagunçado. xD

Aqui tem uma sequência de fotos que deve tirar qualquer dúvida sobre os cortes e encaixes. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário