terça-feira, 8 de abril de 2014

Rocky (1976)

Sinopse: "Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como "cobrador" de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário – Creed procurava uma “Cinderella” que ele pudesse “glorificar” por alguns minutos antes de nocautear. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.”

Direção: John G. Avildsen

Duração: 120min.

É, eu nunca tinha assistido Rocky. o/ Na verdade, fora as músicas e o fato de ele ser lutador underground, eu não conhecia praticamente nada do filme. De fato, eu descobri que todas as sequências que eu conhecia e achava que eram do primeiro filme devem estar em alguma continuação.

Um dos motivos que me fizeram assistir esse filme agora foi esse video do preview de Rocky, o musical. Agora que assisti o filme, não faço a mínima idéia de como transformaram isso em musical (apesar da versão alemã ter uma sequência MUITO LEGAL na introdução de Eye of the Tiger), fiquei curiosa. E foi uma boa propaganda do filme. :P

No geral, eu gostei bastante do filme. É diferente da maioria de filmes envolvendo lutadores de boxe, que geralmente entram pro boxe profissional por dinheiro, magicamente se dão bem, ou sofrem um nocaute feio e a história se desenvolve sobre algum desejo de vingança ou revanche. Rocky já começa lutador, e não resolve aceitar a luta contra Apollo Creed por dinheiro ou pra salvar a carreira. Na verdade, é muito legal ver a diferença entre Creed e Rocky, um sem nem se importar com o adversário, pensando que seria uma luta fácil e uma boa maneira de fazer publicidade, o outro fazendo rotinas de treinamento para se preparar para a luta, e atraindo uma boa mídia para si mesmo.

É difícil não simpatizar com o Rocky durante o filme, principalmente por ver várias coisas dando errado para ele antes da chance da luta aparecer, enquanto ele parece um cara legal e perdido, apenas, e acompanhar o treinamento dele e ver as motivações contribuem para essa simpatia. É engraçado ver as mudanças nas pessoas perto dele também, conforme ele ganha uma torcida cada vez maior. No fim, obviamente, a luta acontece, num 4 de julho com ginásio lotado.

Pessoalmente, boxe nunca foi um dos meus esportes preferidos, nem lutas em geral. Mal a mal, assisto judô... E só. Então o trecho da luta não foi exatamente a parte mais interessante do filme pra mim, mesmo sendo um tanto curto. 15 rounds viram poucos minutos de filme, e você vê mais o efeito que cada round causa no corpo dos lutadores do que assiste a luta de fato. O final fica meio aberto, não sei se já existia a idéia de continuações, mas deixa uma porta bem escancarada para continuações – nem que fosse para uma revanche entre Rocky e Apollo Creed.

O final é meio previsível, apesar de ser bonitinho, e como Rocky não responde nenhum repórter, não dá para ter idéia do que acontece depois da luta mesmo – o filme termina ainda no ginásio -, ou se alguma coisa mudou na vida dele. Dá para imaginar e torcer para que ele tenha conseguido pelo menos um pouco de respeito e confiança das pessoas que convivem com ele. E o armário de volta.

Enfim, filme legalzinho, vale a pena assistir por ser algo diferente do clichê de filmes de boxe. Ganhador do Oscar de melhor filme de 77, eu não conheço os outros concorrentes para saber se merecia, mas gostei da história o bastante para achar que, sim, o Oscar foi merecido.


Agora
- Red&Black, Les MisérablesOST
- Nada
- Youtube, Facebook, AO3
- Nada
- A Menina Que Roubava Livros, Os Miseráveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário