terça-feira, 15 de abril de 2014

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Sinopse: "Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.”

Direção: Jean-Pierre Jeunet

Duração: 123min.

Oh man, eu odeio quando falo isso do filme que algum amigo me indicou porque gosta, mas não tem outra frase que caiba aqui: eu realmente não gostei do desse filme. Não mesmo.

Assisti com áudio em francês e a legenda em português - descobri que meu francês está melhor do que eu esperava -, mas acho que a velocidade da narração ficou ainda mais absurda, então, além de ser complicado acompanhar narração, legendas e cenas, que passavam com uma velocidade absurda, o fato de simplesmente não ter achado nada interessante me deixou bem entediada durante o filme, e fez com que ele parecesse ter bem mais que simples duas horas.

Aliás, a velocidade da narração me incomodou bastante. Essa coisa de jogar as frases em você e mostrar uma cena que muda antes de você conseguir prestar atenção nela me irrita. No meio do filme eu parei de tentar acompanhar esses trechos, e deu para entender o filme tranquilamente, so...

Para não dizer que não gostei de nada, achei a idéia da história bonitinha, mas detestei a execução. A idéia de interferir de uma maneira anônima na vida de alguém para mudar para algo melhor é uma graça, principalmente quando as coisas vão se arranjando pelo caminho numa série de coincidências legais, mas a maneira como foi feita no filme não me convenceu nem me agradou. Ficou mais pro lado bizarro que pro lado fantástico.

Eu tinha, sim, grandes expectativas para o filme, li mais de uma resenha positiva fazendo mil e um elogios e conheço muitas pessoas verdadeiramente fãs de Amélie Poulain. Infelizmente, não chegou nem perto de ser interessante para mim – acho que eu fui desgostando mais a cada sequência, e cheguei ao final achando uma versão chata de um clichê, realmente sem entender as resenhas positivas – eu não consegui ver absolutamente nada do que elas falavam.

Sad, but true, eu não gostei do filme, e nem cenários, atuações, música ou qualquer outro detalhe me agradou – só a idéia geral mesmo. Não foi um dos filmes que me fez querer pular num avião a caminho da França, e só me deu vontade de rever um dos filmes que me deram essa vontade. Como eu disse, muita gente gostou, então pode ser que esse seja o filme da sua vida – who knows?

Mas, sinceramente, não está na minha lista de recomendações. At all.


Agora
- Filme
- A Lista de Schindler
- Youtube
- Nada
- A Menina Que Roubava Livros, Os Miseráveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário