quinta-feira, 20 de março de 2014

Lily lê: Os Miseráveis II

Continuando a leitura de Os Miseráveis, estou no começo do terceiro livro da primeira parte: Durante o Ano de 1817.

No começo do livro tem uma nota dos editores, explicando que a tradução, publicada pela primeira vez em 1957, foi inteiramente revista e que o tradutor ampliou o repertório de notas de rodapé que já existia nas versões anteriores. Embora tenha achado as notas interessantes ao longo dos dois primeiros livros, é no terceiro que elas se tornam fundamentais para entender o que Victor Hugo está falando. No primeiro capítulo de Durante o Ano de 1817, chamado 1817, o narrador lista acontecimentos do ano de 1817, sem explicar muita coisa e praticamente num fôlego só.

Sem as notas de rodapé, muita coisa não faz o menor sentido – como “Os guardas pateavam Mademoiselle Mars (p. 190)” – ou tem algo de licença-poética e, embora realmente tenha acontecido, não foi em 1817 e você ficaria sem saber. Não digo que é necessário ler todas as notas, mas gostei que elas explicam tudo nessa parte – no caso do trecho no começo do parágrafo, a nota explica: “Anne-Françoise-Hipollyte Salvetat, conhecida como Mlle. Mars (1779-1847) incomparável atriz francesa, principal intérprete de inúmeras peças teatrais, entre as quais se incluem Hermani e Angelo de Victor Hugo; foi um tanto criticada pela atitude bonapartista que tomou durante os Cem Dias”. Pelo menos nesse trecho, eu estou lendo todas as notas das frases que não me dizem nada – dá para aprender um pouquinho sobre a França de 1817. :P

E isso não tem taaanto a ver com a minha leitura, mas Les Misérables abriu previews dia primeiro e fez uma participação no Good Morning America, apresentando One Day More. É um bom exemplo do que é o musical no teatro – especialmente porque essa música tem a maior parte do elenco participando – e de como está o elenco agora. Confesso que a voz da Éponine no começo não me animou tanto e a Cosette parece ter esquecido alguns versos, mas ok, faz parte. xD Também dá para ver Ramin Karimloo de Jean Valjean mais velho, o Enjolras mais alto ever – I mean, really, ele tem 1.95 de altura, olha a thumbnail! @_@ - e um Marius que me faz simpatizar muito mais com o Marius – o primeiro em muito tempo.

Gostei, realmente faria quase qualquer coisa para ver ao vivo. :P



Agora
- Run Away With Me, Aaron Tveit
- Nada
- AO3, emails, Youtube, Facebook
- Nada
- Captains Courageous

Nenhum comentário:

Postar um comentário