sexta-feira, 7 de março de 2014

[#8 Testando Receita] Rigatoni Pepperonata

So, faz um tempinho que testei essa receita, so bear with me. Basicamente, tive vontade de testar porque a cara é boa, apenas. xD Fiz algumas alterações por questão de gosto mesmo, e pela quantidade – sinceramente, é macarrão pra um batalhão -, mas vou deixar a receita original completa no fim do post. Ela não é demorada de fazer, mas é chatinha de organizar tudo, precisa ter macarrão medido, ingredientes separados e tudo picado para colocar na hora.


No geral o gosto ficou muito bom, mas eu faria alterações, como deixar o pimentão por mais tempo, mexendo mais, e tirando a manteiga, porque o queijo não grudou at all no macarrão e isso é triste. Segundo meu pai, deve ficar ótimo com aliche ou azeitonas, mas eu não sou fã de azeitona e não como peixe, então teste por conta e risco. xD

Minha irmã não gosta de pimentão (mas experimentou o macarrão) e mãe não come saladas em geral, então nem experimentou nem nada, provavelmente por isso eu não devo fazer de novo, maaas valeu a tentativa, ficou gostoso e foi uma janta legal. Mas eu confesso que trocaria por um mac&cheese. :P

A receita é da Laura Vitale, e a maioria das receitas dela é “confia que dá certo”, além de estar escrito tudo explicadinho, tem video para acompanhar e dá para ver o resultado final. O meu ficou diferente porque, além da falta de azeitonas, eu usei Penne no lugar de Rigatoni, porque pais comparam Penne, apenas. xD

Abaixo a receita original, com os meus comentários em negrito.

Ingredientes:
340 granas de Rigatoni (não sei quanto usei, mas deve ter sido umas 200g)
3 pimentões vermelhos, cortados em tiras e sem sementes (eu usei um)
2 pimentões amarelos, cortados em tiras e sem sementes (eu usei um)
4 dentes de alho picados (eu usei dois)
¼ xícara de óleo
1 cebola grande, cortada em meia-luas (eu usei meia cebola)
½ xícara de vinho branco (opcional, pode ser substituído por caldo de galinha e foi o que eu usei)
¼ xícara de azeitonas, cortadas ao meio e sem semente (não usei)
¼ xícara de manjericão fresco, picado (usei seco, e provavelmente uma colher de chá, porque é o que tinha aqui)
1 colher de sopa de manteiga sem sal (usei, mas dispensaria)
¼ xícara de queijo parmesão
Sal e pimento-do-reino à gosto

1) Encha uma panela larga com água, com uma pitada sal, e aqueça até ferver.

2) Emu ma frigideira larga, coloque o óleo e o alho, pré-aqueça em temperatura média. Cozinhe até o alho ficar levemente dourado.

3) Adicione os pimentões e a cebola, tempera com sal e pimento à gusto.

4) Cozinhe por cerca de 30 a 35 minutos ou até que eles tenham ficado macios e a cebola tenha caramelizado nas bordas (você pode precisar cobrir a frigideira se eles não estiverem cozinhando rápido o bastante). (mexa de tempos em tempos para não deixar que os pimentões grudem e queimem)

5) Quando faltar cerca de dez minutos para os pimentões e cebolas ficarem prontos, coloque o macarrão na água fervendo. Cozinhe de acordo com as instruções da embalagem e reserve cerca de uma xícara da água. Escorra o macarrão e reserve. (você quer ter o macarrão pronto antes de colocar o vinho ou o caldo de galinha)

6) Adicione o vinho branco aos pimentões e deixe reduzir por um minute.

7) Adicione o macarrão cozido com as azeitonas, o manjericão, a manteiga e o parmesão. Coloque também metade da água separada.

8) Deixe que tudo cozinhe junto em temperadura média-alta por apenas um minuto, mexendo constantemente. Sirva em seguida. (se estiver muuuuito líquido, deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Acredite, engrossa e não fica parecendo uma sopa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário