quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Itu - Desafio 12 Lugares

Segundo post pro Desafio 12 Lugares, eu enrolei tanto pra terminar um que acumulou. xD A ida para Itu não foi exatamente planejada – meu pai queria almoçar em alguma cidade diferente no aniversário dele, e Itu foi a opção escolhida às vésperas do dia 9/2. Tudo que eu sabia de Itu se resumia às brincadeiras sobre itens gigantes, então a visita foi bem legal.

Portal na entrada de Itu
Chegamos lá relativamente cedo e, num golpe de sorte incrivelmente grande, (depois de muito rodar procurando qualquer coisa para turista) paramos numa praça perto de um “apoio ao turista” ou algo assim, onde não só conseguimos um mapa da cidade, mas um homem (muito, muito, muito alto) indicou todos os pontos turísticos, marcou no mapa e deu várias dicas pra gente.

O principal objetivo em itu era almoçar no Bar do Alemão, mas como tomamos café-da-manhã na estrada – Frango Assado, sempre um lugar legal pra comer, mesmo sendo, muitas vezes, um pandemônio -, fomos olhando lojinhas e marcações no mapa pelo caminho. Aliás, uma coisa legal é que o carro ficou na primeira praça e todas as indicações do cara eram na mesma avenida, facilita bastante pra turistas não se perderem.

A primeira parada foi o telefone gigante, que é da Vivo, e uma praça bonitinha. O orelhão é provavelmente o mais clássico, e rende fotos divertidinhas – mesmo tendo bastante gente em volta, deu pra tirar fotos legais tranquilamente.

O orelhão gigante

A segunda parada, entre a praça do telefone e o Bar do Alemão, foi o Museu Republicano, uma casa linda com arquitetura antiga – minha irmã talvez queira me esganar, mas só posso dizer que achei as casas, museus e igrejas lindos, nem idéia de qual época é a arquitetura, só que é bonita xD -, são dois andares, mas acabamos só vendo o primeiro, pena. :\ A entrada é gratuita e super vale a pena ver, é uma visita rápida e tem itens legais de ver. O único lugar onde pode tirar foto é o jardim, e é engraçado porque não é um jardim como o Museu da Independência, é um jardim como aquela casa teria antigamente mesmo.

Parte do jardim do Museu Republicano. Pro outro lado tinha algumas árvores, banquinhos, banheiros e bebedouros.

A terceira parada foi, sem dúvidas, a melhor, que faria a viagem toda valer a pena mesmo se estivesse frio, chuvoso e não desse pra ver nada. Foi justamente o almoço no Bar do Alemão, que está beeem longe de ser barato, mas, céus, que lugar lindo e que comida gostosa. O carro-chefe deles é o bife a parmegiana, e foi sem dúvidas o melhor que já comi na vida! É um dos meus pratos preferidos, provavelmente vem logo atrás de lasagna, mas esse com certeza foi o melhor. Vale muito o dinheiro investido, o lugar é realmente lindo. O atendimento dos garçons também foi muito bom, o único ponto negativo na nossa passagem por lá foi que, quando pedimos o que sobrou do bife pra viagem, trocaram nosso pacote e nos deram um macarrão sem molho (e sem graça). :\

Menu do Bar do Alemão

Depois de muito comer, e sem muito pique pra bater perna pela cidade, olhamos duas igrejas perto do Bar do Alemão, que são lindas, mas parecem meio descuidadas. :\ É triste porque, como mãe falou, parecem conventos também, e é parte da história que vai se perdendo com o desgaste causado pelo tempo. Aliás, vintage é a palavra para a maioria das lojas de móveis e decorações, incrível, dá vontade de comprar várias coisas que, se pensarmos bem, são um tanto inúteis. xD Também passamos em lojas de lembrancinhas, mas nada realmente chamou a atenção.


Na volta, antes de ir embora, paramos na Praça dos Exageros, onde tem todas as outras coisas gigantes – agência do Bradesco, interfone, garrafa de Coca-Cola, xadrez (que dá pra jogar \o/), rolo de fita adesiva... -, que é legal, mas deve ser mais fácil de aproveitar em horários menos quentes. Estava um dia de sol extremamente quente e era umas 15h, então estava muito calor.

Por fim, tivemos uma volta bem tranquila pra SP. :D Recomendo uma visita a Itu principalmente se você morar em SP, um dia – manhã e tarde – é suficiente, dá tempo de ver os pontos turísticos, comer e descansar. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário