quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

#31 Lendo: Jogos Vorazes

Sinopse: "Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

Autora: Suzanne Collins

Sinceramente, sem o incentivo do desafio literário, eu provavelmente enrolaria mais alguns meses – ou anos – para ler Jogos Vorazes. Culpe o filme, culpe a história que não me chamou taaaanta atenção, culpe resenhas, culpe o segundo livro ter me chamado muito mais atenção que o primeiro. Mas o desafio de janeiro era ler um gênero que eu nunca tinha lido, e eu nunca li uma distopia antes, então resolvi por Jogos Vorazes. o/

Eu confesso que nem ia participar do desafio porque não quero comprar livros novos pelo menos até ter um emprego, mas leLivros e seus milhares de livros em pdf para baixar gratuitamente foram apresentados a mim, pela minha mãe. Pelo que eles dizem, a idéia é você baixar, ler e ver se gosta, se gostar, comprar a versão física ou digital. E eu até entendo essa idéia – tem vários livros que eu até me interesso em comprar, mas fica aquele “será que vale?”, principalmente quando não tem muitas resenhas por aí ou as opiniões se dividem totalmente -, mas a versão que li de Jogos Vorazes é bem fraquinha. I mean, really, se eu fosse encarar isso como um “compra ou não compra”, passaria bem longe da trilogia agora, estava cheio de erros de tradução, continuidade e escrita mesmo. Tinha um “visinho” nos primeiros capítulos, um “um Milão de perguntas” nos últimos, parágrafos repetidos pelo meio e erros bizarros que você percebe que é problema de tradução mesmo. E eu sei que a edição brasileira não tem esse monte de erros, good God. É quase frustrante, porque a idéia é muito legal e muito boa.

Dica e aviso dados, vamos ao livro. o/

Como eu disse ali em cima, a história do primeiro não me chama tanta atenção e eu vi o filme em 2012, então já sabia o suficiente da história pra não ter uma surpresa ou algo assim. Aliás, lendo o livro, muita coisa fez sentido quando penso no filme. Eu tive alguma sorte porque assisti ao lado de alguém que já tinha lido a trilogia, então tive várias explicações para sequências que, sem ele por perto, eu ficaria mais que perdida.

O que eu não esperava era que o livro fosse tão parado no começo e no final – e em alguns momentos do meio, verdade seja dita. Tudo bem que precisa explicar qual é o mundo que a história se passa, mas precisa repetir algumas coisas cinco vezes? Expli car o que vai acontecer e depois narrar quando acontece? Detalhar o simples ato de comer uma fruta? Ficou bem chatinho e enrolado no pior sentido “enchendo linguiça”.

A parte na arena, por outro lado, não foi tão arrastada e excessivamente explicada, mas me deu alguma agonia ler, simplesmente porque a idéia de 24 crianças/adolescentes se matando numa arena não soa legal, e pessoas se divertindo enquanto assistem isso não me desce legal. E, como as descrições são bem específicas - o que é útil em alguns trechos e agonizante em outros, mas de qualquer forma surpreendente para uma narração em primeira pessoa - e minha imaginação um tanto ativa, dava para imaginar bem demais as pessoas morrendo durante as lutas.

Diferente da maioria dos “primeiro livro de uma série”, não parece só uma introdução para a verdadeira história, o que é muito legal, porque senão eu acharia irritantemente monótono mesmo, mas diferente de Halo e Hush Hush, que estariam muito bem como livros solo, realmente me empolga que tenha mais dois livros, principalmente porque, depois de ver o filme, pedi pro Thiago me contar, com spoilers, a história do segundo e do terceiro livro – eu acho que ele só contou do segundo, but hey – e achei muito mais interessantes que a do primeiro, então espero uma coisa menos parada agora.

E, como a versão que eu li estava cheia de erros, não dá para ter certeza se foi coisa da tradução por lá ou se não é impressão minha, mas, céus, a Katniss estava realmente irritante no começo, especialmente entre a colheita e o começo dos Jogos, arrogante, fresca, egocentrista e incrivelmente lerda. Provavelmente é um dos maiores problemas quando a narração é em primeira pessoa – dá muito mais espaço para amar ou detestar o personagem -, e eu tenho uma tendência a não gostar. Mesmo considerando todo o drama que ela estava vivendo, parecia incrivelmente exagerado na cabeça dela, e ela parecia esquecer que, oi, não é única com aqueles problemas, além de assumir que todo mundo simplesmente vive daquele jeito porque quer. Curioso que, depois que ela está há algumas horas na arena, parece ficar bem menos chata.

Agora em fevereiro quero ler o segundo – o que também se encaixa no desafio literário :P -, mas vai ser mais interessante, suponho, porque não assisti o filme e o Thiago não contou a história completa, mesmo eu falando que spoilers eram ok. xD



Agora
- I See Fire, Ed Sheeran (trilha de The Hobbit)
- Nada
- Facebook, AO3, Youtube, blogs
- Nada
- A Menina Que Roubava Livros, Como Falar Dragonês, Os Miseráveis, Julie&Julia

2 comentários:

  1. Euzinha refutei muito na leitura de Jogos Vorazes, mas quando comecei, não parei até terminar a última linha do último livro, li a trilogia em 3 dias! Por isso, posso dizer que, em nenhum momento, eu achei a série parada. Honestamente? Acho que temos que trabalhar com 2 possibilidades aqui: oooou você não vai se dar bem com quase nenhum livro distópico e/ou você tem que ler o livro original, porque a Rocco fez um trabalho impecável em tradução e edição.

    Eu acho ótima a iniciativa do leLivros, mas eles não executam direito, so sorry. Não confio nos livros deles para chegar ao ponto de formar uma opinião sobre qualquer obra, porque simplesmente muito se perde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu comecei a ler Em Chamas e a tradução está TÃO melhor que me anima bem a mais a ler. xD Acho que a tradução falha foi um graaaaande ponto pra eu não gostar tanto. Um amigo me passou o ebook em inglês, original mesmo, vou ler e ver se a opinião muda. :)

      Excluir