terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pride&Prejudice (1995)

Orgulho e Preconceito ganhou diversas adaptações para teatro, televisão e cinema. Esse post é especificamente sobre a série da BBC de 1995, com seis episódios de 55 minutos cada. É provavelmente a mais conhecida, e eu já tinha assistido alguns trechos aleatórios, mas nunca a série inteira. Resolvi assistir porque, em Lost in Austen, a Amanda pede para o Darcy entrar no lago e eu fiquei totalmente perdida nessa cena. xD Thiago falou que era referência à série Pride&Prejudice e eu fui assistir a série pra ver se entendia. Adianto que ainda não entendo. xD

A série é bem lindinha, dando atenção para vários detalhes do livro – eu adorei que mostram situações de outros personagens, sem manter o foco sempre na Elizabeth, como Darcy em casa e Lydia com Wickham depois de fugirem -, músicas ótimas, cenários lindos e um Flitzwilliam mais parecido com o que eu imaginei quando li o livro. xD A tal cena do lago ainda não faz o menor sentido pra mim – não tem nenhum motivo lógico pra ela existir, não está no livro, não influencia na história, NADA -, mas ok, sei lá, é válida. (?)

Mesmo sendo bem curta, não parece ter uma correria estranha como acontece no filme, em que meses e meses parecem passar em meio dia, e cortaram as sequências de cartas intermináveis que tomam três páginas no livro. Por outro lado, entre as adaptações que assisti, é o elenco que menos me agrada. Com exceção das escolhas para Mr. Darcy, coronel Flitzwilliam, Georgiana Darcy e mr Bennet, todos os atores parecem muito velhos ou simplesmente errados. Lydia é a mais nova e parece ter ao menos 20 anos na série, por mais que a atriz tenha entendido bem a personagem, é bem bizarro olhar e acreditar que ela tem 15 anos. Não rola.

No geral, linda série, bem fiel ao livro, com bailes alegrinhos e músicas lindamente animadas e toda detalhada. Se você não viu, veja, vale a pena e também tem no youtube, é curtinha e um belo passatempo. :D


Agora
- TV ligada
- America’s Worst Tattoos
- emails, Facebook, Twitter, Youtube, AO3
- Bolo de caneca :P
- Cavalo de Guerra ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário