quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

#27 Lendo: Orgulho e Preconceito

Sinopse: "Os amigos Charles Bingley e Flitzwilliam Darcy não se sentem à vontade em meio à gente simples em Hertfordshire, no interior da Inglaterra. De elevada posição social e habotuados a lidar com as mulheres sofisticadas e insinuantes da sociedade de Londres, eles menosprezam as ingênuas moças do lugar. Até que o destino coloca em seus caminhos as irmãs Jane e Elizabeth Bennet. Bonitas, inteligentes e desinibidas, elas conquistam Bingley e Darcy e pondo em zeque seus preconceitos sociais."

Autora: Jane Austen

Claro, depois de assistir a overdose de Orgulho e Preconceito, deu vontade de reler o livro, o que eu fiz mais rápido do que esperava, er. xD É um dos meus livros preferidos, de tempos em tempos ocupa o lugar de favorito, eu já li diversas vezes (ao ponto de decorar trechos inteiros) e adoro reler. Mas comecemos com o mais que necessário comentário sobre a sinopse acima, que foi copiada da edição que eu tenho (Editora Best Seller, 5a edição, 2006): não tem praticamente nada a ver com o livro, já que o Bingley parece, a história inteira, tão incapacitado de pensar mal de qualquer pessoa que, no filme de 2005, parece meio pateta. É, não julgue o livro pela sinopse.

A história é bem bonitinha e até que leve, tem aquele “padrão Jane Austen” de duas irmãs que são melhores amigas, e eu adoro histórias de época. A maioria dos personagens são interessantes – embora, honestamente, sra Bennet e Lydia, sempre que abrem a boca, me deixam irritada, mas o mundo não pode ser perfeito, right? – e é legal ver como evoluem conforme o tempo passa, embora essa passagem de tempo seja bem sutil, às vezes só dá para perceber quanto tempo passou quando algum personagem comenta que fazem X meses que algo aconteceu – nem as cartas têm data. E a história começa um tanto “do nada”, sem realmente apresentar personagens, e termina lindamente, mostrando o que aconteceu “depois do final” – num pequeno spoiler, o que aconteceu com quase todos os personagens citados durante o livro depois dos dois grandes casamentos.

As descrições formam uma das minhas partes preferidas do livro: aquela que te deixa livre para imaginar como quiser. Embora os personagens tenham suas personalidades bem descritas, casas, mansões, físicos, bosques, bailes... Tudo ganha uma descrição muito superficial, que te dá liberdade na hora de formar as cenas. Tanto o filme quanto as séries foram boas surpresas porque ficaram bem parecidos com o que eu tinha imaginado quando li o livro. xD

Eu gosto de romances-não-melosos (deixo esses para os dias de TPM), personagens pouco frescas e de algo de ação/aventura, então Orgulho e Preconceito é algo quase perfeito pra mim – não tem exatamente ação/aventura, mas tem as discussões da Elizabeth com o Darcy, que são ótimas, e, sei lá, dois pedidos de casamento recusados contam como aventura numa época em que os casamentos eram mais negócio que outra coisa? xD

Enfim, se não leu ainda, go, go, é um clássico que não é chato (se você tiver paciência com algumas cartas gigantes) e rendeu bons filmes. :P


Agora
- Just Another Day, Next to Normal OST
- Batalha Culinária no TLC (no mute, er)
- Twitter, Facebook, Youtube, AO3
- Nada
- Cavalo de Guerra ♥

4 comentários:

  1. Esse livro parece excelente... Adorei o seu post, que aumentou a minha curiosidade pela leitura!


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus preferidos, vale a pena ler. :D

      Beijos :D

      Excluir
  2. Oi Luísa! Vc viu minha resenha de Orgulho e Preconceito essa semana, né?! Pois então, eu não gostei muito não... Mas sabe que as partes da carta, até achei interessante? E, apesar de odiar a Lydia, a parte que ela foge foi uma das minhas preferidas. Pelo menos deu uma movimentada na história! hehe... Beeeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi. xD Pena que não gostou. ^^' Eu acho as cartas muito longas, BEM melhores que uma conversa explicando as mesmas coisas, mas muito longas. xD E, realmente Lydia é uma personagem fácil de odiar, gezuis, que criatura sem noção. x.x O que eu acho mais engraçado é que o grande drama "real" da história foi a fuga da irmã maluca, e é bizarro pensar nisso como ponto de reviravolta de um livro. xD

      Beijos :D

      Excluir