sábado, 12 de março de 2011

Mind-blowing, electrifying, unbelieveble

“I hope you had the time of your life”

Good Riddance (Time of Your Life), Green Day/American Idiot Musical


Então, eu sou a pessoa que simplesmente fez a mala e enfrentou um dia de viagem – 14h de voo, 6h de chá-de-cadeira no Peru, uma hora de chá-de-cadeira em São Paulo, duas horas na imigração em Nova Iorque. Que nem esperou o dia amanhecer para conhecer o St James, que realizou aquele sonho louco e só se arrepende de não ter ido antes, para ver o musical mais vezes.


Sim, eu fui ver o musical. Eu fui ver o musical. Sozinha. E sabe o melhor? Foi a coisa mais certa que eu poderia fazer. Valeu cada centavo, cada segundo agoniante, cada medo superado – foram QUATRO voos, oi? – e eu com certeza iria de novo, se meu cartão permitisse.

No total, são 90 minutos sem intervalo, mas as portas abrem meia hora antes da apresentação. Como o teatro é um tanto antigo, dá pra ouvir qualquer som que venha do outro lado das cortinas, incluindo o “grito de guerra” do elenco. E quando as cortinas subiram – é, subiram, não abriram – na primeira apresentação do dia 27/02, eu não sabia se ria, se chorava, se olhava pra esquerda, pra direita, pro alto, pras televisões, enfim... Como tudo em New York City, era de esperar que tivesse informação em todos os lugares que você olhasse. E o medo de perder algum detalhezinho era absurdo.

Os 90 minutos parecem voar enquanto a história se desenrola no palco e é triste perceber que já estão em Wake Me Up When September Ends. Aliás, os arranjos estão lindos, as vozes são lindas, os atores são extremamente talentosos. E todos aqueles elogios fazem sentido logo no começo de American Idiot – música e musical -, é incrível a energia que eles passam.


Se as músicas faziam sentido antes, com as que foram adicionadas, montaram a história completa. Escolher uma favorita é impossível. E a história do musical fica pra outro post. Porque, sim, preciso comentar parte por parte, num post que só alguns poucos vão querer ler – fato.

Com 6 ou 7 stage doors, posso dizer que a variedade de público realmente impressiona – e cá está o tema do meu TCC. Nos dias em que só esperei do lado de fora do teatro, pude ver crianças, jovens, adultos, cabelos pintados e roupas sociais passando pela porta do St James. E, o mais interessante, nem sempre os mais velhos, ou com menos cara de “opera rock fan”, estavam acompanhando seus filhos, sobrinhos, netos, amigos fãs de Green Day ou de algum dos atores. Muitos não fazem o estilo da música, das letras, mas iam – e aplaudiam de pé antes do encore.

Na apresentação noturna, a última de Billie Joe, John Gallagher e Michael Esper, eu sentei no meio do mezanino. Na fileira da frente estavam uma garota e sua mãe, com os cabelos arrepiados e coloridos, roupa preta e lápis de olho. Algumas fileiras abaixo estava um casal, ele de terno creme e ela com vestido de tule rosa-claro. Ao meu lado, um casal de senhores um pouco deslocados, assistiram ao musical, aplaudiram e, quando a bagunça foi formada depois de Time of Your Life, saíram discretamente, sorrindo e aplaudindo. É um dos melhores exemplos do público que se pode encontrar por lá.


Concluindo o post enorme, os videos passam a leve idéia do que é visto no musical. Qualquer lugar é bom, mas as primeiras fileiras têm a vantagem óbvia, são as primeiras fileiras – assisti na 3ª fileira e REALMENTE podia sentir as batidas das músicas. Vale a pena ir ver, é realmente incrível. I’m out for words.


Agora
- Before the Lobotomy - Green Day
- Mah tá assistindo High School Musical
- Twitter, Youtube, MSN
- Nada, mas com sede x.x
- Nada
- Que minhas férias foram curtas demais
- Sede. E uma coceira chata no nariz ._.

Nenhum comentário:

Postar um comentário